segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia Mundial do AVC


No âmbito do Dia Mundial do AVC, que se assinala no dia 29 de Outubro  a Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) lembra  que o acidente vascular cerebral está a tornar-se cada vez mais comum entre pessoas mais jovens.
Calcula-se que uma em cada cinco vítimas tenha menos de 55 anos de idade, segundo dados do Jornal da Academia Americana de Neurologia.

Uma das razões para esta tendência será a maior prevalência de factores de risco para o AVC, designadamente tabagismo, diabetes, obesidade e vida sedentária.

Por isso, a SPAVC sublinha a importância da prevenção. “A boa notícia é que os factores de risco podem ser tratados! O AVC pode ser prevenido! Deixe de fumar, alimente-se de forma saudável, pratique exercício físico regularmente, vigie a sua tensão arterial e peça ajuda ao seu médico assistente”, aconselha o Presidente da Sociedade Científica, o neurologista Castro Lopes.

A neurocientista Jill Taylor, testemunhou na primeira pessoa o que é sofrer um AVC, e, felizmente, sobreviveu para contar a sua história. 
Esta sua experiência pessoal resultou numa das apresentações mais fascinantes e tocantes de sempre da mundialmente reconhecida organização TED Talks.




Sem comentários:

Enviar um comentário